quarta-feira, 13 de maio de 2009

Introdução

Introdução



O filósofo Michel Foucault, historiador das idéias, num ensaio famoso, procurando as raízes primeiras do conhecimento moderno, praticou um exercício que denominou de L'archeologie du savoir, a ‘arqueologia do saber’, identificando no Renascimento as fontes originais das ciências sociais como hoje elas são conhecidas. Se algum outro se atrevesse a uma escavação ainda mais profunda e ampla, buscando os umbrais da cultura ocidental, o que ele encontraria? Em qual arquivo arcaico estariam as provas e as pistas mais remotas das facetas desta cultura que ganhou o mundo?


Michel Foucault




As grandes etapas culturais

Em primeiro lugar, antes da procura pelas pistas mais remotas, é interessante observar que a cultura ocidental, ao longo dos seus três mil anos de existência, passou por três grandes fases, ou Períodos, muito distintos entre si: o do Paganismo, o do Cristianismo e o do Iluminismo, sob o qual vivemos no presente.

O Paganismo:



a) Tem, em sua primeira etapa, partindo-se do ano mil a.C., como ponto irradiador, a cidade de Atenas (desde o período Clássico), situada na Grécia continental e, depois, a cidade de Alexandria (até ser submetida a Roma no século I a.C.), localizada na margem mediterrânea do Egito.
b) A sua segunda fase concentra-se na cidade de Roma, tornada império, até a conversão de Constantino, em 313.






Zeus de Artemisio





O Cristianismo:


a) Em sua primeira fase, dividiu-se entre Roma e Constantinopla, tendo ambas a cidade de Jerusalém como força simbólica inspiradora. O livro guia torna-se a Bíblia.
b) Com a divisão da Igreja Cristã (1054), em Igreja Ortodoxa (ou Bizantina) e Igreja Católica, Roma assume a função absoluta de capital da cristandade ocidental, enquanto Bizâncio e, depois Moscou, assumem a representação oriental do cristianismo.
c) A partir do século XIV, a cidade de Florença ocupa o lugar de Roma como centro irradiador da cultura ocidental. Na Europa do norte este papel passa a ser exercido por Paris.


Representação de Jesus Cristo da Igreja Ortodoxa





O Iluminismo:



a) Superando a longa fase do cristianismo, o Movimento Iluminista, no século XVIII, tem seu epicentro concentrado entre Paris e Londres, capitais que passam a liderar o desenvolvimento científico e a laicização da sociedade em geral, emancipando a cultura ocidental da influência das igrejas cristãs, acelerada desde a Revolução Francesa de 1789. b) Com o declínio da Europa, ao longo do século XX, o centro dinâmico, a partir de 1945, torna-se os Estados Unidos da América.


Nenhum comentário:

Postar um comentário