terça-feira, 12 de maio de 2009

Curso de Formação da História da Cultura Ocidental - Momentos Decisivos

A Coordenação do Livro e Literatura divulga o Curso de Formação da História da Cultura Ocidental - Momentos Decisivos, com o Prof. Voltaire Schilling

O Prof. Voltaire Schilling volta a ministrar, a partir de 4 de maio, o Curso da História da Cultura Ocidental, sempre das 18h30 às 20h30, no Teatro Renascença, do Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307). O curso terá seis módulos, cada um será desenvolvido durante um mês, sempre às segundas-feiras. O evento é promovido pela Secretaria Municipal da Cultura – Coordenação do Livro e Literatura e pelo Memorial do Rio Grande do Sul. O custo do curso será de R$ 40 para os dois primeiros módulos (oito encontros).

O curso de História da Cultura Ocidental parte da constatação de que mesmo as universidades locais não oferecem em seus currículos normais seminários que abordem a formação cultural do mundo cristão de maneira tão abrangente. Com larga trajetória no ensino de história, sendo colaborador de sites de envergadura nacional, dedicados ao tema, além artigos na imprensa e diversas publicações, o Prof. Voltaire Schilling também é diretor do Memorial do Rio Grande do Sul.

No seu quarto ano, esse curso quer oferecer um amplo panorama dos diversos aspectos da vida cultural, abarcando a literatura, as artes, os estilos arquitetônicos e as diversas escolas de pensamento filosófico e cientifico que fizeram com que os valores ocidentais adquirissem expressão universal. Subdividido em seis módulos, partindo da Grécia Antiga ao presente Modernista, ele é apresentando a cada aula em dois momentos: primeiro numa parte expositiva, seguida de uma série de imagens correspondentes ao assunto em questão.

Objetivo:
Oferecer uma visão panorâmica da Cultura, das Artes e do Pensamento Ocidental nos últimos dois mil e quinhentos anos.

Conteúdo:
I. A Civilização Greco-Romana
II. A Europa Cristã: O Mundo Católico e o Mundo Ortodoxo
III. A Civilização do Renascimento
IV. O Racionalismo e o Iluminismo
V. A Revolução Industrial e Científica do século XIX
VI. O Mundo Contemporâneo: O Modernismo e o Anti-Modernismo

Cronograma:
Os dois primeiros módulos serão trabalhados nas segundas-feiras, de maio e junho.
Os demais módulos ocorrerão no segundo semestre.

Local e Horário:
Teatro Renascença, no Centro Municipal da Cultura (Av. Erico Verissimo, 307)
Sempre nas segundas-feiras, às 18h30
Primeiro encontro: 04/05

Inscrição:
O pagamento pode ser realizado no dia das aulas, pouco antes do início das aulas.
R$ 20,00 /módulo (estudantes e professores pagam meia entrada)
Reserve sua vaga por e-mail ou por telefone:
cll@smc.prefpoa.com.br
3289-8071/3289-8072

Apoio: Editora Libretos, Gráfica Calábria, Loja Expresso do Oriente, ONG Morro da Cruz, Erva Mate Vier, Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, Editora da Cidade e Ouro e Prata Turismo.

Realização: Secretaria Municipal da Cultura – Coordenação do Livro e Literatura (CLL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário